Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Sim!

Porque Sim!

Lazer e conhecimento: Fábrica da Pólvora de Vale Milhaços, Corroios.

Junho 20, 2016

foto1.PNG

Esta unidade fabril iniciou a sua laboração no final do séc. XIX, numa zona de matas longe da povoação como medida de precaução para os perigos que poderia representar.

A Planta desta fábrica foi pensada para que todo o circuito da produção, constituído por vários pavilhões, tivesse uma distância considerável entre cada um, construída dentro das normas de segurança próprias da atividade e a pensar na segurança dos operários, havendo um azar num deles evitava que se propagasse aos outros.

foto 2.PNG

Esta fábrica empregava cerca de 30 trabalhadores na sua maioria homens havendo algumas mulheres no final do circuito, onde se pesava a pólvora e era embalada.

Toda a unidade fabril é movida a energia mecânica produzida por uma máquina a vapor. Era proibida a energia elétrica por causa de faíscas que pudessem acontecer…o que não daria um bom resultado.

Esta fabrica laborou por 100 anos e durante todo este tempo, morreram “apenas” 6 pessoas.

33.PNG

Encerrou a atividade em 2001.

Em 2002 quando alguns operários faziam a limpezas dos resíduos, houve uma explosão. Morreram 2 operários e um deles ficou com 72% do corpo queimado, o Francisco.

O Francisco, apesar do acidente grave que sofreu, não baixou os braços e hoje é o responsável pela limpeza e manutenção das máquinas e de todo o circuito. O Francisco tem apenas a 4ª classe mas os conhecimentos de um licenciado.

foto5.PNG

A máquina a vapor ainda funciona na perfeição e o restante perímetro industrial encontra-se em excelente estado de manutenção, desde as oficinas de trituração, de pesagem dos componentes (Enxofre, nitrato de sódio e carvão), de peneiração, de fabrico do carvão, pesagem e embalagem, etc.

“Hoje a Fábrica da Pólvora de Vale Milhaços constitui um autêntico museu vivo da arqueologia industrial. É uma Extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal, tendo recebido em 2001 a homologação por despacho da classificação de Imóvel de Interesse Público”

In, Site da Junta de Freguesia de Corroios

Contactos

Ecomuseu municipal do Seixal

Ana Isabel Apolinário

Divisão de Património Histórico e Museus / Ecomuseu Municipal

Serviço Educativo

Tel: 210 976 112 / fax. 210 976 113

 

Bons passeios e boas visitas!

Teresa S.

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Em destaque no SAPO Blogs
pub