Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Sim!

Porque Sim!

Mão de Fátima

Superstições

Maio 21, 2020

transferir.jpg

 

Qual a superstição da mão de Fátima?

Segundo Andreia Vale no livro "Cruz Credo, Bate na Madeira ..."

A mão e Fátima, cujo desenho se apresenta com cinco dedos estendidos (para cima ou para baixo), é tida como uma protecção do mau-olhado e traz felicidade para quem a carrega. É de origem islâmica, embora o Islão e o Alcorão não aceitem amuletos. A mão de Fátima também é conhecida como Khamsa ou hamsá, e os judeus também a usam.

Vamos por partes: para os islâmicos, Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé. Cada um dos cinco dedos representa uma virtude e os cinco pilares do Islão: fé, caridade, jejum, oração e peregrinação.

No judaísmo, este símbolo também é visto como protecção contra o mau olhado. Os Judeus chamam-no de mão de Miriam, irmã de Moisés (o profeta que abriu a águas do mar vermelho).

E de onde é que vem este símbolo? Há provas arqueológicas de que é anterior ao aparecimento do islamismo e do judaísmo e, por ser partilhado por ambas as religiões, há quem o encare como um símbolo de paz e esperança.

 

Tinha um colar com a mão de Fátima que adorava, entretanto partiu-se sem que tivesse arranjo, ainda o guardo, pode ser que mesmo assim me proteja .

Fiquem bem 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor