Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Sim!

Porque Sim!

Sabem qual é o Santo Padroeiro de Lisboa?

Junho 12, 2019

prato_placa_da_brasao_de_lisboa-r55dd683f441d4296b

 

Ao olharmos para o brasão de Lisboa, encontramos uma nau e dois corvos, que derivam da história de São Vicente.

 

"Reza a lenda que, no século IV, o cristão Vicente de Saragoça foi torturado até à morte pelo imperador Diocleciano por se recusar a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. Com a invasão muçulmana, os seus restos mortais foram colocados num barco à deriva no mar, que daria à costa no Cabo de Sagres. Já no século XII, D. Afonso Henriques prometeu recuperar as ossadas do mártir São Vicente caso conquistasse Lisboa. Fê-lo em 1173 e diz-se que dois corvos protegeram a nau durante a viagem de regresso a Lisboa. São Vicente tornou-se o padroeiro de Lisboa; os corvos e a nau, os símbolos de Lisboa." 

Informação retirada daqui

 

São Vicente é padroeiro de Lisboa, sendo o seu dia 22 de janeiro, no entanto o feriado de Lisboa é o 13 de junho, dia de Santo António.

 

Santo António nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, o mesmo homem, é o Santo António de Lisboa e o Santo António de Pádua.

É um santo adorado por ser casamenteiro, por proteger quase todos, desde os amputados, os animais, idosos, pobres, etc...

Até quando perdemos objectos, pedimos ajuda ao Santo António, é o Santo preferido dos Lisboetas e com o qual se festeja com arraiais e romarias durante o mês de junho.

 

Por isso e para quem é da zona, vos desejo um Bom Santo António.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Em destaque no SAPO Blogs
pub