Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Sim!

Porque Sim!

Soul - Uma Aventura com Alma - O filme

Janeiro 13, 2021

soul-disney.jpg

O que é que te faz ser… TU? O novo filme da Pixar Animation Studios apresenta Joe Gardner, um professor de música do ensino básico que tem a oportunidade da sua vida para tocar no melhor clube de jazz da cidade. Mas um contratempo leva-o das ruas de Nova Iorque à Grande Ante-vida, um sítio fantástico onde as novas almas ganham personalidade, características e interesses, antes de irem para a Terra. Determinado a regressar à sua vida, Joe junta-se a 22, uma alma precoce que nunca entendeu o encanto da experiência humana. Joe pode descobrir as respostas às questões mais importantes da vida, enquanto tenta desesperadamente mostrar a 22 o que há de bom em viver.

Joe Gardner ia finalmente realizar o sonho de uma vida, quando surge um imprevisto, o desespero que sente deixou-me angustiada. É daqueles filmes que vejo digo "gostei" sem grande entusiasmo e depois fico dias a pensar no filme. Um filme fofinho para crianças e com uma grande mensagem para os adultos.

A dobragem portuguesa do filme tem dado que falar devido à escolha de atores não terem sido Afro-Descendentes, inclusivé está em curso uma petição para gravação de uma nova versão.

Em Portugal a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de actores Afro-Descendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos actores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras. As palavras respeito, representatividade e intenção são chave aqui.

https://peticaopublica.com/?pi=PT104733

O filme está disponivel na plataforma Disneyplus. Andei a resitir às plataformas e acabo por subscrever esta para ver este filme .

 

Fiquem bem 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Em destaque no SAPO Blogs
pub